Durante a gestão do Novo, Joinville teve vários reconhecimentos importantes, destaque para o fato de ter sido indicada como a melhor cidade para se viver no Brasil e para fazer negócios na Indústria. Pensar na qualidade de vida dos joinvilenses é trabalhar para que títulos como esses sejam percebidos, no dia a dia, pelas pessoas.
Desta forma, temos como objetivo dar continuidade às ações que podem melhorar cada vez a vida do cidadão, seja na melhoria de espaços públicos que estimulam e incentivam os momentos de lazer e convivência, mas também em obras de infraestrutura que encurtam distâncias e melhoram a mobilidade urbana. Outra frente de trabalho é manter o processo de desburocratização para que empreendedores invistam em diferentes regiões da cidade, gerando emprego e renda.
Na Educação, o foco é percorrer as trilhas que levam nossos estudantes por uma jornada transformadora. Aquela que ensina as disciplinas da grade curricular e que também incentiva o desenvolvimento de novas habilidades desde a infância, com vista em um futuro promissor. É por isso que investimos tanto em tecnologia, abertura de vagas e melhor estrutura nas nossas escolas e capacitação dos profissionais da educação. A nossa Educação, de fato, transforma.
Joinville é o lugar onde muitos querem viver. É o município que acolhe e que muda a vida de famílias para o melhor. Para continuar construindo essa cidade para as pessoas, elencamos propostas que permeiam o planejamento de uma cidade que é grande em vários aspectos. Grande nos negócios, na mobilidade, no bem-estar e no orgulho em ser joinvilense. Orgulho que foi resgatado nos últimos anos. Joinville vive um novo momento.
Essas propostas têm como premissa um dos princípios que o Novo usa para administrar: a liberdade. Trabalhamos por uma cidade em que as pessoas têm liberdade para crescer, investir e viver. Trabalhamos com transparência, planejamento estratégico e isso reflete positivamente em Joinville.
Nos últimos anos a Prefeitura de Joinville desenvolveu e aperfeiçoou estratégias para a fiscalização de obras públicas, com foco na qualidade dos serviços prestados à população. Exemplos disso, foram a seleção de engenheiros para gerenciar as Unidades Regionais de Obras e reuniões programadas com a comunidade para acompanhamento de grandes obras de infraestrutura, assim como as realizadas com os moradores do Eixo Copacabana. O resultado disso é a qualidade das obras entregues e o cronograma de execução que é seguido
conforme planejamento. Em três anos e meio, concluímos a pavimentação em 103 ruas, somando 46 quilômetros de pavimentação, requalificação asfáltica e pavimentação comunitária. Também entregamos para a população a Ponte Albertinho Bornschein (Bucarein / Boa Vista), Travessia do Morro do Amaral, Ponte Caminhos do Pico e Ponte Curt Weege (Quiriri). A obra da Ponte Nacar também está avançando com previsão de conclusão até o fim de 2024. Outro importante passo foi o início das obras da Ponte Joinville, que vai ligar os bairros Boa Vista e Adhemar Garcia. Queremos dar continuidade nesse trabalho que é percebido diariamente pela população.
A segurança pública não está diretamente relacionada a ações de responsabilidade do poder público municipal, mas nos últimos anos Joinville auxiliou significativamente neste ponto. Para citar alguns deles, está a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que em 2021 era de 33 agentes e em 2024 chegou a 120 profissionais e a instalação de 2068 câmeras compartilhadas com as forças de segurança locais. O aumento do efetivo reflete em maior presença de guardas em espaços públicos como praças, parques e escolas cobrindo agora 24 horas de serviços ininterruptos.
Investir em política pública habitacional representa dignidade para as famílias. Desde 2021, Joinville entregou mais de quatro mil títulos de regularização fundiária. Um dos exemplos mais emblemáticos foi o processo de regularização da Vigorelli, em que os moradores tiveram acesso a energia elétrica após uma espera superior a 30 anos. A vila também recebeu saneamento básico e passou por uma transformação urbanística. A Secretaria de Habitação também está construindo 153 unidades habitacionais em um loteamento no bairro Cubatão.
O joinvilense sabe que vivemos um novo momento, temos uma cidade viva. Por isso, é importante ressaltar que essas ações impactam diretamente na qualidade de vida, bem-estar e segurança para os joinvilenses. Investimos muito, ampliamos as ações em parceria com a iniciativa privada e ainda temos muito o que fazer para concretizarmos o desejo de fazer uma cidade para as pessoas.